A Educabilidade Cognitiva e Neuropsicopedagogia – Novos Paradigmas da Educação

Código: 9786586095265
R$ 96,00 R$ 67,20
até 3x de R$ 22,40 sem juros
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Resta apenas 1 unidade
    • 1x de R$ 67,20 sem juros
    • 2x de R$ 33,60 sem juros
    • 3x de R$ 22,40 sem juros
  • R$ 67,20 Boleto Bancário
  • R$ 67,20 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

SINOPSE

educabilidade cognitiva, pela importância que ela dá ao ato mental que subjaz a qualquer tipo de aprendizagem, seja não simbólica, como a música ou a dança, seja simbólica, como a leitura ou a matemática, procura aprofundar como a criança e o jovem captam, processam, armazenam e transmitem informação, que é uma função do cérebro, daí a originalidade de abordar a aprendizagem e o ensino à luz da Neuropsicopedagogia.

O processo de ensino e aprendizagem, na sua natureza mais profunda, decorre da transmissão cultural intergeracional, em que se pretende  ilustrar como o cérebro do aluno funciona, aprende e pensa como ser aprendente que possui um psiquismo total, único e evolutivo, no qual as emoções e as funções executivas jogam um papel preponderante. Mas todo o seu potencial de modificabilidade na aprendizagem não depende só de si próprio, pois requer a interação social empática com um ser ensinante que usa uma cognição pedagógica intencional e transcendente para engradecer e enriquecer a autonomia da sua aprendizagem e do seu pensamento.

O livro é uma contribuição para uma educação inovadora e positiva que busca intencionalmente empoderar, emancipar e modificar as funções cognitivas, emocionais e executivas, que facilitam, maximizam e promovem o potencial de aprendizagem das futuras gerações.

 

SUMÁRIO
 

Prefácio – Marta Relvas……………………………………….           9

Apresentação………………………………………………….         11

  1. O Papel da Educabilidade Cognitiva
    e da Neuropsicopedagogia …………………………………..         15
  2. Cognição e Inteligência:
    alguns paradigmas diferenciados ……………………………         19
  3. Transmissão Cultural Intergeracional:
    papel da imitação e da intersubjetividade ………………..         25
  4. Neuropsicopedagogia e Aprendizagem ………………..         31
  5. Tríade Neurofuncional da Aprendizagem: funções
  6. cognitivas, conativas, ou emocionais, e executivas …….         51
  7. Especialização Hemisférica, Dominância Manual
    e Aprendizagem Escolar ……………………………………..         65
  8. Automaticidade, Fluência e Cerebelo:
    papel da prática deliberada ………………………………….         75
  9. Inteligências Múltiplas ……………………………………         99
  10. Genética e Cognição ……………………………………..       109
  11. Perfectibilidade e Excelência Cognitiva ……………..       119
  12. Processo Ensino-Aprendizagem:
    o ser ensinante e o ser aprendente …………………………       159
  13. Escola Cognitiva …………………………………………       175
  14. Repensar o Sucesso Escolar
    à luz da Neuropsicopedagogia ………………………………       203

Posfácio ………………………………………………………….       211

Referências                215

 

DETALHES DO PRODUTO
 

ISBN: 9786586095265

Autor: Vitor da Fonseca

Formato: 17x24cm

224 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2021

Produtos relacionados

R$ 96,00 R$ 67,20
até 3x de R$ 22,40 sem juros
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Resta apenas 1 unidade
Pague com
  • proxy-pagarme-v4
Selos

CARLOS EDUARDO PIKUSSA COMERCIO DE LIVROS ME - CNPJ: 09.346.870/0001-91 © Todos os direitos reservados. 2024

Fale Conosco pelo WhatsApp