A Educabilidade Cognitiva e Neuropsicopedagogia – Novos Paradigmas da Educação

Código: 9786586095265
R$ 96,00
até 4x de R$ 24,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 96,00 sem juros
    • 2x de R$ 48,00 sem juros
    • 3x de R$ 32,00 sem juros
    • 4x de R$ 24,00 sem juros
  • R$ 96,00 Boleto Bancário
  • R$ 96,00 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

 

 
SINOPSE

 

 

 

educabilidade cognitiva, pela importância que ela dá ao ato mental que subjaz a qualquer tipo de aprendizagem, seja não simbólica, como a música ou a dança, seja simbólica, como a leitura ou a matemática, procura aprofundar como a criança e o jovem captam, processam, armazenam e transmitem informação, que é uma função do cérebro, daí a originalidade de abordar a aprendizagem e o ensino à luz da Neuropsicopedagogia.

O processo de ensino e aprendizagem, na sua natureza mais profunda, decorre da transmissão cultural intergeracional, em que se pretende  ilustrar como o cérebro do aluno funciona, aprende e pensa como ser aprendente que possui um psiquismo total, único e evolutivo, no qual as emoções e as funções executivas jogam um papel preponderante. Mas todo o seu potencial de modificabilidade na aprendizagem não depende só de si próprio, pois requer a interação social empática com um ser ensinante que usa uma cognição pedagógica intencional e transcendente para engradecer e enriquecer a autonomia da sua aprendizagem e do seu pensamento.

O livro é uma contribuição para uma educação inovadora e positiva que busca intencionalmente empoderar, emancipar e modificar as funções cognitivas, emocionais e executivas, que facilitam, maximizam e promovem o potencial de aprendizagem das futuras gerações.

 

 

 
 
 

 

 

SUMÁRIO

 

 

Prefácio – Marta Relvas……………………………………….           9

Apresentação………………………………………………….         11

 

  1. O Papel da Educabilidade Cognitiva
    e da Neuropsicopedagogia …………………………………..         15

 

  1. Cognição e Inteligência:
    alguns paradigmas diferenciados ……………………………         19

 

  1. Transmissão Cultural Intergeracional:
    papel da imitação e da intersubjetividade ………………..         25

 

  1. Neuropsicopedagogia e Aprendizagem ………………..         31

 

  1. Tríade Neurofuncional da Aprendizagem: funções

cognitivas, conativas, ou emocionais, e executivas …….         51

 

  1. Especialização Hemisférica, Dominância Manual
    e Aprendizagem Escolar ……………………………………..         65
  2. Automaticidade, Fluência e Cerebelo:
    papel da prática deliberada ………………………………….         75

 

  1. Inteligências Múltiplas ……………………………………         99

 

  1. Genética e Cognição ……………………………………..       109

 

  1. Perfectibilidade e Excelência Cognitiva ……………..       119

 

  1. Processo Ensino-Aprendizagem:
    o ser ensinante e o ser aprendente …………………………       159

 

  1. Escola Cognitiva …………………………………………       175

 

  1. Repensar o Sucesso Escolar
    à luz da Neuropsicopedagogia ………………………………       203

 

Posfácio ………………………………………………………….       211

Referências                215

 

 

 
 
 

 

 

DETALHES DO PRODUTO
 

 
 

ISBN: 9786586095265

Autor: Vitor da Fonseca

Formato: 17x24cm

224 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2021

 

 

 
 
 

 

 

 

 

Produtos relacionados

R$ 96,00
até 4x de R$ 24,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

CARLOS EDUARDO PIKUSSA COMERCIO DE LIVROS ME - CNPJ: 09.346.870/0001-91 © Todos os direitos reservados. 2021

Fale Conosco pelo WhatsApp