SINOPSE
A terceira é a última conferência de Jacques Lacan em Roma, por ocasião do VII Congresso da Escola Freudiana de Paris. Teoria de lalíngua é o pronunciamento subsequente de Jacques-Alain Miller, no qual ele discorre sobre esse conceito fundamental, retomado por Lacan em sua fala aos participantes. É ainda uma celebração ao mestre e um manifesto.
Roma, 1º de novembro de 1974. Jacques Lacan se dirigia aos membros da Escola Freudiana de Paris. Ele não anunciou o tema, apenas deu à sua intervenção um título enigmático, mas que iniciados entenderiam: A terceira.
Era, de fato, a terceira vez que tomava a palavra naquela cidade. Em sua fala, aqui reproduzida na íntegra ― com texto estabelecido e comentado por Jacques-Alain Miller ― ele renova seu próprio ensino. É hora de lalíngua, do gozo, do nó borromeano; de trabalhar uma redefinição dos três termos que estão na base de seu ensino: o simbólico, o real e o imaginário.
No dia seguinte, Jacques-Alain Miller ― herdeiro moral de Lacan ― apresenta-se na tribuna do mesmo congresso. Ele acabara de descobrir que a Escola Freudiana de Paris já não seguia verdadeiramente a orientação lacaniana. Com nova tradução para o português, Teoria de lalíngua é o registro de seu pronunciamento aos colegas psicanalistas.
Compre online livros de Psicologia e Psicanalise , os melhores livros de psicologia com grandes obras e autores do tema. Os menores preços e descontos exclusivos.