Este livro apresenta algo maior que a generalizacao do diagnostico do autismo. Com originalidade traz ao leitor casos de pessoas com autismo que descobriram caminhos diversos para se expressarem e dizerem ao mundo o que sao capazes de realizar e como se sentem frente a marginalizacao, o preconceito e a discriminacao social. Eixos de interesse sao caminhos possiveis para todos os aprendizes de modo a trazer para os espacos de aprendizagem aquilo que da alegria em aprender, que desperta curiosidades, que pode ser infinitamente mais util para aquele que se constitui um aprendiz.
Apresentacao, 11
Parte 1 – A genese do autismo segundo a literatura cientifica, 15
1 O desenvolvimento do conceito de autismo, 15
2 Duvidas e contestacoes sobre a origem do autismo, 18
3 Sobre os criterios para diagnostico, 20
4 Hipoteses da genese do autismo, 25
5 Dados epidemiologicos do autismo, 34
6 O conjunto de sintomas do autismo, 36
7 O desenvolvimento da pessoa com autismo segundo a literatura cientifica, 39
Parte 2 – Ponderacoes sobre o diagnostico – Um instrumento de poder para a
exclusao social, 43
1 Uma sintese sobre o conceito de iatrogenese, 43
2 Diagnostico: um conhecimento inventado para nomear alguma coisa, 45
3 De olhos bem abertos: o cuidado com a presenca e o poder do diagnostico
no espaco escolar, 54
Parte 3 – Alem do silencio..., 59
1 Timothy Archibald e seu filho Elijah (Estados Unidos, 2006), 60
2 Dan Spitz e seus filhos gemeos Brendan e Jaden (Estados Unidos, 2007), 62
3 Christopher Duffley (Manchester, EUA, 2001), 63
4 Jonathan Lerman (Nova York, 1987), 65
5 Derek Paravicini (Londres, 1979), 69
6 Mary Temple Grandin (Estados Unidos, 1947), 71
7 Jerry Newport (Estados Unidos, 1948), 77
8 Stephen Wiltshire (Londres, 1974), 79
9 Matthew Matt Savage (Estados Unidos, 1992), 85
10 Carly Fleischmann (Toronto, Canada, 1995), 88
11 Jacob Barnett (Indiana, EUA, 1998), 91
12 Daniel Paul Tammet (Londres, 1979), 101
13 Gilles Trehin (Franca, 1972), 106
14 Richard Wawro (Escocia, 1952), 109
15 Tito Rajarshi Mukhopadhyay (Nova Delhi, India, 1989), 113
16 Fajcsak Henrietta Seth (Eger, Hungria, 1980), 119
17 Birger Sellin (Berlim, Alemanha, 1973), 122
18 Donna Williams (Melbourne, Australia, 1963), 126
19 Naoki Higashida (Japao, 1992), 142
20 Contrarregra..., 150
Parte 4 – Reflexoes sobre concepcoes e acoes pedagogicas por uma escola nao
excludente, 153
1 Sobre a concepcao que tenho do meu aprendiz com autismo, 153
2 Desconstruir ideias cristalizadas e necessario para as demandas atuais de
nossos aprendizes, 159
Parte 5 – Eixo de interesse: um principio para praticas pedagogicas inovadoras e
nao excludentes, 167
1 O que nos move?, 167
2 O aprendiz com autismo como sujeito com possibilidades de
aprendizagem, 170
3 Eixos de interesse: fazer proveito do que e prazeroso como ponte para o
aprendizado, 171
4 Algo em comum para alem do silencio: do eixo de interesse ao ponto
otimo de cada um, 174
4.1 Eixo de interesse: artes, 176
4.2 Eixo de interesse: exatas, 196
4.3 Eixo de interesse: linguistica, 202
5 Construindo condicoes para um aprendizado de qualidade, 212
5.1 Processo da proposta de aprendizagem
por eixos de interesse, 219
6 Recursos alternativos e suas contribuicoes, 226
6.1 Tecnologias assistivas, 226
6.2 Convivencia com animais, 229
Compre online livros de Psicologia e Psicanalise , os melhores livros de psicologia com grandes obras e autores do tema. Os menores preços e descontos exclusivos.