Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo - 9/1

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SINOPSE
 

Esboça e aprofunda a contribuição mais original de Jung para a psicologia: a noção de arquétipo e seu correlato, o inconsciente coletivo.

 
SUMÁRIO
 

Prefácio dos editores, 9
I. Sobre os arquétipos do inconsciente coletivo, 11
II. O conceito de inconsciente coletivo, 51
a. Definição, 51
b. Significado psicológico do inconsciente coletivo, 52
c. O método de comprovação, 57
d. Um exemplo, 59
III. O arquétipo com referência especial ao conceito de
anima, 63
IV. Aspectos psicológicos do arquétipo materno, 82
1. O conceito de arquétipo, 82
2. O arquétipo materno, 87
3. O complexo materno, 90
A. O complexo materno do filho, 91
B. O complexo materno da filha, 93
a. A hipertrofia do aspecto maternal, 93
b. Exacerbação do eros, 94
c. Identificação com a mãe, 95
d. Defesa contra a mãe, 96
C. Os aspectos positivos do complexo materno, 98
a. A mãe, 98
b. O eros exacerbado, 100
c. A apenas-filha, 103
9/1 - OS ARQUÉTIPOS E O INCONSCIENTE COLETIVO
D. O complexo materno negativo, 104
4. Resumo, 106
V. Sobre o renascimento, 116
Observações preliminares, 116
1. Formas de renascimento, 117
a. Metempsicose, 117
b. Reencarnação, 117
g. Ressurreição (resurrectio), 117
d. Renascimento (renovatio), 118
e. Participação no processo da transformação,118
2. Psicologia do renascimento, 119
A. A experiência da transcendência da vida, 120
a. Vivências mediadas pelo rito sagrado, 120
b. Experiências diretas, 121
B. Transformação subjetiva, 122
a. Diminuição da personalidade, 122
b. Transformação no sentido da ampliação, 123
g. Modificação da estrutura interior, 126
d. Identificação com um grupo, 128
e. Identificação com o herói do culto, 131
z. Procedimentos mágicos, 132
h. Transformação técnica, 132
q. Transformação natural, 133
3. Exemplo de uma sequência de símbolos ilustrativos do
processo de transformação, 138
VI. A psicologia do arquétipo da criança, 152
1. Introdução, 152
2. A psicologia do arquétipo da criança, 161
A. O arquétipo como estado pretérito, 161
B. A função do arquétipo, 164
C. O caráter futuro do arquétipo, 166
D. Unidade e pluralidade do motivo da criança, 167
E. A criança-deus e a criança-herói, 167
3. A fenomenologia especial do arquétipo da criança, 169
A. O abandono da criança, 169
B. A invencibilidade da criança, 172
C. O hermafroditismo da criança, 175
D. A criança como começo e fim, 180
4. Conclusão, 181
VII. Aspectos psicológicos da Core, 184
A. Caso X, 193
B. Caso Y, 197
C. Caso Z, 203
VIII. A fenomenologia do espírito no conto de fadas, 207
Prefácio, 207
A. Sobre a palavra “espírito”, 208
B. A autorrepresentação do espírito nos sonhos, 214
C. O espírito no conto de fadas, 217
D. O simbolismo teriomórfico do espírito no conto de
fadas, 231
E. Adendo, 243
F. Anexo, 244
G. Conclusão, 253
IX. A psicologia da figura do “trickster”, 256
X. Consciência, inconsciente e individuação, 274
XI. Estudo empírico do processo de individuação, 290
Quadros 1-24 e interpretação, 292
Resumo, 353
XII. Simbolismo do mandala, 359
Imagens 1-54 e interpretação, 360
Conclusão, 391
Anexo: Mandalas, 393
Referências, 397
Índice onomástico, 419
Índice analítico, 425

 
DETALHES DO PRODUTO
 
Autor(es):      JUNG, CARL GUSTAV
Edição:         11ª EDIÇAO - Ano: 2014
Dimesões:    21 x 14 x 2
Nº Páginas:  456
Capa:            BROCHURA
 
 

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