SUMÁRIO
UMA APRESENTAÇÃO A QUATRO MÃOS.....................................................................13
PREFÁCIO.................................................................................................................19
COLABORAÇÃO E DIÁLOGO – CONTEXTTUALIZANDO A PRÁTICA
CAPÍTULO 1
SISTEMAS HUMANOS COMO SISTEMAS LINGUÍSTICOS:
implicações para a teoria clínica e a terapia familiar.........................................................23
CAPÍTULO 2
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SELF NA OBRA DE KENNETH GERGEN...........................59
CAPÍTULO 3
PROFISSIONAIS COMO PESSOAS: encontros dialógicos para transformação........................75
CAPÍTULO 4
PRÁTICAS COLABORATIVAS E DIALÓGICAS: desde a atividade cotidiana.............................97
CAPÍTULO 5
POR UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA:
uma entrevista com John Shotter................................................................................105
CAPÍTULO 6
QUE MUDANÇA É ESSA?.............................................................................................117
CAPÍTULO 7
ESTRATÉGIA DE PESQUISA QUALITATIVA NA COMUNIDADE:
panorama e possibilidades..........................................................................................135
DIÁLOGO E COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS TERAPÊUTICOS
CAPÍTULO 8
A POÉTICA DA CONVERSAÇÃO TERAPÊUTICA................................................................149
CAPÍTULO 9
PALAVRAS QUE EVOCAM SOM E DANÇA,
PALAVRAS QUE TRANSCENDEM A ARTE DO ENCONTRO..................................................167
CAPÍTULO 10
ÉTICA RELACIONAL NA PRÁTICA TERAPÊUTICA..............................................................189
CAPÍTULO 11
ENTREVISTA RELACIONAL FUNDAMENTADA NA TERAPIA NARRATIVA:
preparando emocionalmente os relacionamentos conjugais conflituosos para uma possível reunião,
separação, mediação e tribunais de família....................................................................201
CAPÍTULO 12
VOZES DOS CLIENTES: uma coletânea dos relatos de clientes..........................................225
CAPÍTULO 13
O TERAPEUTA FAMILIAR E AS MÚLTIPLAS VOZES.
CONSTRUINDO POSSIBILIDADES..................................................................................237
CAPÍTULO 14
QUANDO O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE
PASSOU A FAZER PARTE DE SUA VIDA?..........................................................................251
CAPÍTULO 15
A ARTE DA CONJUGALIDADE:
conversando sobre as relações de poder, em busca de encontros colaborativos....................273
CAPÍTULO 16
GRUPO MULTIFAMILIAR EM CONVERSA SOBRE ADOÇÃO DE FILHOS:
uma possibilidade prática, colaborativa e dialógica............................................................293
CAPÍTULO 17
CIRANDA DAS MULHERES..............................................................................................311
CAPÍTULO 18
FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL:
seus sonhos a partir de um olhar apreciativo....................................................................327
CAPÍTULO 19
“HOJE ELE ESTÁ DENTRO DA HISTÓRIA”:
construindo espaços de participação em conversas com famílias..........................................341
PRÁTICAS COLABORATIVAS E DIALÓGICAS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO
CAPÍTULO 20
CIRANDANDO NA ESCOLA PARA CIRANDAR NA VIDA:
contribuições do construcionismo social para ampliação do sentido de responsabilidade relacional no contexto escolar.........................................................................................................................363
CAPÍTULO 21
EDUCAÇÃO POSITIVA:
práticas colaborativas e dialógicas na universidade.............................................................379
CAPÍTULO 22
PLURALIDADE SEXUAL, INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO:
discursos colaborativos em busca de novos sentidos...........................................................401
CAPÍTULO 23
CULTIVANDO O DIÁLOGO A PARTIR DO CONFLITO NO ÂMBITO EDUCACIONAL......................423
CAPÍTULO 24
A COLABORAÇÃO E O DIALÓGO NA SALA DE AULA:
aprendendo a ser e a conviver com os outros.....................................................................445
CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO E COLABORAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
CAPÍTULO 25
PRÁTICAS COLABORATIVAS E DIALÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOFT EM EMPRESA........................................................................................................................467
CAPÍTULO 26
CONVERSAS COLABORATIVAS EM TEMPOS DE FUSÃO DE EMPRESAS......................................479
CAPÍTULO 27
INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA E EMPREENDEDORISMO:
conexões possíveis?..........................................................................................................499
PRÁTICAS COLABORATIVAS E DIALÓGICAS: possibilidades ampliadas
CAPÍTULO 28
ESPAÇO DE CONVERSAS COM JOVENS NA MARÉ:
dançando entre o “eu” e o “nós”..........................................................................................521
CAPÍTULO 29
TEATRO DE CRIAÇÃO:
espaço de conversação dialógica e construção de narrativas alternativas...................................541
CAPÍTULO 30
VOZES COLABORATIVAS VIA INTERNET:
construindo, transformando e inovando diálogos reflexivos......................................................557
CAPÍTULO 31
DIÁLOGOS INTER GERACIONAIS NOS MEIOS DIGITAIS E CRIATIVIDADE..................................579
CAPÍTULO 32
POLIFONIA CULTURAL E CONEXÕES RELACIONAIS:
práticas dialógicas em um grupo uno e diverso.......................................................................597
SOBRE OS AUTORES..........................................................................................................617