Abordagens Cognitivo Comportamental no Contexto Escolar

Clique no botão ao lado para assistir ao vídeo relacionado ao produto.

Assistir Vídeo

Abordagens Cognitivo Comportamental no Contexto Escolar

Código: 9788595010307
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
SINOPSE
 

Este livro propõe o desafio de integrar conhecimentos e técnicas oriundos das neurociências e das abordagens cognitivo-comportamentais ao já amplo universo da pedagogia e da educação em geral, vislumbramos um desafio ainda mais interessante. Essas duas áreas do conhecimento humano têm se desenvolvido muito nas últimas décadas, muito em função de um grande conjunto de pesquisas que vem sendo feitas nessas áreas. Poder colocar esses avanços à disposição dos professores, em linguagem acessível a eles e com objetivos práticos e úteis, é algo realmente valioso, que poderá contribuir para a capacitação ainda maior dos profissionais da educação. Ele busca incrementar e fortalecer os profissionais da área da educação com material de estudo tanto teórico quanto prático para o dia a dia da escola com intervenções baseadas em evidências que sejam eficazes. É voltado para a compreensão e a capacidade de intervenção dos professores junto a seus alunos, objeto de grande necessidade e utilidade, principalmente para os professores, coordenadores e gestores educacionais.

 
SUMÁRIO
 

Parte I – Introdução

1 Contextualização histórica sobre as abordagens cognitivo-comportamentais no Brasil e as possíveis interfaces com a Educação e a psicologia escolar..................................... 23

Juliana Mendes Alves, Maíssa Ferreira Diniz, Mariana Guimarães Diláscio, Carmem Beatriz Neufeld e Caroline da Cruz Pavan-Cândido

2 Abordagens cognitivo-comportamentais: um diálogo com a aprendizagem ............................................................. 32

Mariana Guimarães Diláscio, Estefânia Maria Gonçalves, Rosa Maria Guimarães, Kalline Cristina Prata de Souza e Juliana Mendes Alves

3 Marcos do desenvolvimento da criança: cognição e comportamento ......... 47

Fernanda Konzen Castro, Rayssa Santos Lima e Juliana Mendes Alves

4 O papel das diferenças individuais em inteligência na aprendizagem escolar e sua relação com a Terapia Cognitivo-Comportamental ......................................................... 66

Marcela Mansur-Alves e Marli Valgas-Costa

5 As crenças do educador podem contribuir para o sucesso educacional? ........ 93

 Renata Borja Pereira Ferreira de Mello e Allan Magalhães Correia Junior

 6 Efeitos do estresse na aprendizagem: contribuições das neurociências cognitivas .......................... 113

Érica de Lana Meirelles e Nathalia Heringer 7 Motivação no processo educacional: teoria e prática...... 129

Lorrayne Stephane Soares e Matheus Fernando Felix Ribeiro

Parte II – Intervenções no contexto escolar

8 Autoridade docente e autonomia discente: construção e conquista no cotidiano escolar............ 145

Flávia Barros Fialho e Renata de Carvalho Tiburcio

9 Educação socioemocional no contexto escolar: Programa TRI-Preventivo .................................. 164

Renato Maiato Caminha, Marina Gusmão Caminha e Victória Araujo Duarte

10 Interface entre Terapia Cognitivo-Comportamental e psicopedagogia: contribuições para a inclusão escolar........179

Eloise Torres e Liliane Haas

11 Manejo de comportamentos na sala de aula............................................206

Amanda Margarida de Oliveira e Lorrayne Stephane Soares

 12 Terapia Cognitivo-Comportamental focada no trauma para criancas e adolescentes vítimas de violência .... 220

 Renata Saldanha Silva

13 Programa de Preparação Cognitivo-Comportamental para vestibulandos.. 240

Flávia Barros Fialho

14 Funções executivas: intervenções na sala de aula................................... 261

Mariuche Rodrigues de Almeida Gomides, Talita Rocha Santos e Juliana Mendes Alves

15 Ansiedade matemática e desempenho escolar: contribuições da abordagem cognitivo-comportamental...... 270

 Amanda Paola Lobo Guimarães e Annelise Júlio-Costa

16 A Dislexia na sala de aula: o que o professor precisa saber..................... 286

Luana Teixeira Batista, Pedro Saulo Rocha Martins, Giulia Moreira Paiva e Júlia Beatriz Lopes-Silva

17 Diferenças individuais no perfeccionismo e implicações para o contexto escolar......................................................... 301

Flávio Henrique dos Reis Soares, Marcela Mansur-Alves e Carmem Beatriz Neufeld

 
DETALHES DO PRODUTO
 

Autor(es) Juliana Mendes Alves 

Capa comum : 320 páginas

ISBN-13 : 9788595010307

Editora : Sinopsys Editora; 1ª Edição (1 janeiro 2017)

 

Produtos relacionados

Pague com
  • proxy-pagarme-v4
Selos

CARLOS EDUARDO PIKUSSA COMERCIO DE LIVROS ME - CNPJ: 09.346.870/0001-91 © Todos os direitos reservados. 2024

Fale Conosco pelo WhatsApp