Do Andar ao Escrever - Um Caminho Psicomotor

Código: 9788562665004 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

SINOPSE

Nesta obra, a autora Fátima Gonçalves traz à tona a necessidade e a urgência de se trazer o “Eu corporal” da criança para dentro da escola, utilizando-o como ferramenta no processo de aprendizagem escolar. A criança não pode ser tratada fragmentariamente, por isso ela tem que ser olhada dentro e fora da escola, como um sujeito corporal, cognitivo, emocional e social. Baseada nesse fato, esta obra busca, nos conceitos da Psicomotricidade, o caminho para auxiliar as crianças no desenvolvimento integral de suas competências escolares e da vida diária.

 

SUMÁRIO

PARTE I
  • 1.1 Psicomotricidade
    • 1.1.1 Definição
    • 1.1.2 Estimulação psicomotora
  • 1.2 Bases psicomotoras
    • 1.2.1 Primeira unidade funcional
      • 1.2.1.1-Tonicidade
      • 1.2.1.2- Equilibração
    • 1.2.2 Segunda unidade funcional
      • 1.2.2.1- Noção do corpo
      • 1.2.2.2- Lateralização
      • 1.2.2.3- Estruturação Espaço- temporal
    • 1.2.3 Terceira unidade funcional
      • 1.2.3.1- Praxia global
      • 1.2.3.2- Praxia distal
  • 1.3 Estimulação sensório – perceptivo - motora
    • 1.3.1 A visão
      • 1.3.1.1 O sentido da visão
      • 1.3.1.2 Percepção visual
    • 1.3.2 A audição
      • 1.3.2.1 O sentido da audição
      • 1.3.2.2 Percepção auditiva
    • 1.3.3 O tato
      • 1.3.3.1 O sentido do tato
      • 1.3.3.2 Percepção táctil
    • 1.3.4 O Olfato
      • 1.3.4.1 O sentido do olfato
      • 1.3.4.2 Percepção olfativa
    • 1.3.5 O paladar
      • 1.3.5.1 O sentido do paladar
      • 1.3.5.2 Percepção gustativa
    • 1.3.6 O cinestésico
      • 1.3.6.1 O sentido cinestésico
      • 1.3.6.2 Percepção cinestésica
PARTE 2
  • 2.1 Prática psicomotora
    • 2.1.1 Primeira unidade funcional – tonicidade e equilibração
      • 2.1.1.1 – Prática psicomotora de tonicidade e equilibração de 1-2 anos
      • 2.1.1.2 – Prática psicomotora de tonicidade e equilibração de 3-5 anos
      • 2.1.1.3 – Prática psicomotora de tonicidade e equilibração de 6-7 anos
    • 2.1.2 Segunda unidade funcional – Noção do corpo, estruturação espaço – temporal e lateralização
      • 2.1.2.1- Prática psicomotora de noção de corpo, lateralização e estruturação espaço-temporal de 1-2 anos
      • 2.1.2.2- Prática psicomotora de noção de corpo, lateralização e estruturação espaço-temporal de 3-5 anos
      • 2.1.2.3 – Prática psicomotora de noção de corpo, lateralização e estruturação espaço-temporal de 6-7 anos
    • 2.1.3 Terceira unidade funcional- Praxia global e distal
      • 2.1.3.1- Prática psicomotora de praxia global e distal de 1-2 anos
      • 2.1.3.2 – Prática psicomotora de praxia global e distal de 3-5 anos
      • 2.1.3.3 - Prática psicomotora de praxia global e distal de 6 – 7 anos
  • 2.2 Prática sensório – perceptivo - motora
    • 2.2.1 Prática de estimulação visual
    • 2.2.2 Prática de estimulação auditiva
    • 2.2.3 Prática de estimulação tátil – cinestésica
    • 2.2.4 Prática de estimulação gustativa
    • 2.2.5 Prática de estimulação olfativa

3. Considerações finais

4. Referências

5. Anexos

  • 5.1 As aquisições da criança sob o ponto de vista funcional, relacional e cognitivo apoiadas na estruturação e integração das bases psicomotoras
    • 5.1.1 Quadro 1 – até 2 anos
    • 5.1.2 Quadro 2 – de 3 – 5 anos
    • 5.1.3 Quadro 3 – de 6-7 anos

 

DETALHES DO PRODUTO
 
Título: DO ANDAR AO ESCREVER UM CAMINHO PSICOMOTOR
Autor(a): GONCALVES
ISBN: 9788562665004
Edição: / Ano 1/
Número de Páginas: 256
Dimensões: 25x18x2
Capa: CAPA DURA

Produtos relacionados

Pague com
  • proxy-pagarme-v4
Selos

CARLOS EDUARDO PIKUSSA COMERCIO DE LIVROS ME - CNPJ: 09.346.870/0001-91 © Todos os direitos reservados. 2024

Fale Conosco pelo WhatsApp