Ignorância: Uma história global

Código: 9786560020009
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

SINOPSE

Ao longo da história, cada época se considerou mais sábia do que a anterior. Os humanistas renascentistas viam a Idade Média como uma era de trevas, os pensadores do Iluminismo tentaram varrer a superstição com a razão, o estado de bem-estar social moderno procurou matar o “gigante” da ignorância e, no mundo hiperconectado de hoje, informações aparentemente ilimitadas estão disponíveis a um clique. Mas e o conhecimento perdido ao longo dos séculos? Somos realmente menos ignorantes do que nossos ancestrais?

Neste relato altamente original, Peter Burke examina a longa história da ignorância da humanidade em religião e ciência, guerra e política, negócios e catástrofes. Burke revela histórias notáveis de muitas formas de ignorância – genuína ou fingida, consciente e inconsciente – desde os políticos obstinados que redesenharam as fronteiras da Europa em 1919 até a política de vazamento de dados e a negação das mudanças climáticas. O resultado é uma exploração viva do conhecimento humano através dos tempos e da importância de reconhecer seus limites.

“A ignorância às vezes pode ser uma bênção, mas em geral é malvista – e é por isso que o último livro de Peter Burke vem como uma surpresa. Burke traz toda a ignorância – ao invés de todo o conhecimento – para seus domínios, enquanto classifica, com modéstia, seu livro simplesmente como uma introdução a um campo acadêmico em expansão.”

Michael DirdaThe Washington Post

"A ignorância pode parecer ser um problema contemporâneo premente, mas, como este esplêndido e abrangente livro mostra, tem muitos passados. Só Peter Burke poderia ter escrito uma história da ignorância tão deliciosamente sábia."
David Armitage, autor de Civil Wars: A History in Ideas e Manifesto pela história

"Explora os modos como obstáculos, esquecimento, sigilo, negação, incerteza, preconceito, mal-entendidos e credulidade' têm impactado o curso da história, desde o redesenho das fronteiras até a negação da mudança climática e muito mais."
New York Times Book Review

"Essa leitura proporciona uma viagem por todas as formas de desconhecimento, desde segredos a consequências involuntárias e diferentes formas de esquecimento de coisas anteriormente conhecidas. Burke mostra que, à medida que se gera mais conhecimento, o horizonte da ignorância pode alargar-se – para o bem ou para o mal. O novo livro de Burke não será apenas um marco nos estudos da ignorância, mas deverá tornar-se uma obra de referência".
Matthias Gross, autor de Ignorance and Surprise

 

DETALHES DO PRODUTO

  • Autor  Peter Burke
  • Editora ‏ : ‎ Vestígio; 1ª edição (26 maio 2023)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 368 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 6560020002
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-6560020009
  • Dimensões ‏ : ‎ 16 x 1.5 x 23 cm

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagar.me V2
  • proxy-pagarme-v4
Selos

CARLOS EDUARDO PIKUSSA COMERCIO DE LIVROS ME - CNPJ: 09.346.870/0001-91 © Todos os direitos reservados. 2024

Fale Conosco pelo WhatsApp