SINOPSE
Você está a descobrir a atividade da pesquisa científica? Está no ensino médio, técnico ou graduação? Precisa avançar na pós-graduação com a metodologia?
Aqui você encontra explicações sobre as principais teorias de método científico e como empregá-las de forma apropriada para embasar a sua argumentação; como iniciar uma pesquisa científica com perguntas, hipóteses e objetivos; o que são ‘dados’ e como coletá-los e analisá-los cientificamente; além de dicas importantes sobre como tecer um texto científico ao final da pesquisa pronta. São dez capítulos com análise de conceitos-chave da metodologia científica, quadros comparativos, exercícios e recomendações de leituras.
“Este livro oferece uma excelente introdução aos métodos científicos. Escrito de forma clara e concisa, oferece um amplo panorama de teorias e métodos úteis para a realização de investigações em diversos campos científicos. Será inestimável para alunos de todos os níveis e de todas as disciplinas que desejam aprender sobre epistemologia.”
Claude Rosental
Diretor de Pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica – França.
SUMÁRIO
Introdução
1. Metodologia científica, pesquisa e educação
Introdução
O que é metodologia científica?
Posicionamento de valor e neutralidade do procedimento científico
Impessoalidade e publicidade do método científico
O que é educação?
Educação como conhecimento crítico e intersubjetivo
Abordagem positivista
Abordagem fenomenológica
Abordagem hermenêutica
Abordagem marxista
Abordagens metodológicas e seus conceitos-chave
Exercícios
Sugestão de leituras
2. As formas lógicas fundamentais da inferência científica
Introdução
Dedução
Implicação
Indução
As três formas lógicas: balanço e comparações
Exercícios
Sugestão de leituras
3. Critérios de demarcação do conhecimento científico
Introdução
Conhecimento científico e demais modalidades de conhecimento
Identidade e procedimento como critérios de demarcação
Escola positivista
Escola kuhniana
Escola popperiana
Escola fenomenológica
Escola hermenêutica
Escola marxista
Escola anarquista
Principais aspectos diferenciais entre as escolas da ciência
Exercícios
Sugestão de leituras
4. A pesquisa acadêmica e a prática educativa
Introdução
Concepção conjunta
Concepção complementar
Concepção crítica
Concepção de risco
Exercícios
Sugestão de leituras
5. O contexto da descoberta e a formulação da problemática
Introdução
Primeiros cuidados com o contexto da descoberta
A ruptura
A construção
A verificação
Modelo de pré-projeto de pesquisa
Exercícios
Sugestão de leituras
6. A distinção metodológica entre qualidade e quantidade na prática da pesquisa
Introdução
A amostra
A distinção conceitual
A distinção prático-analítica
Exercícios
Sugestão de leituras
7. Fundamentos teóricos e metodológicos da coleta e análise de dados
Introdução
O que são “dados” para a ciência positivista
O que são “dados” para a ciência marxista
O que são “dados” para a ciência fenomenológica
O que são “dados” para a ciência hermenêutica
Exercícios
Sugestão de leituras
8. Estratégias de pesquisa para pesquisadores e educadores
Introdução
A pesquisa como princípio científico e educativo
A pesquisa metodológica
A pesquisa empírica
A pesquisa teórica
A pesquisa participante
A pesquisa-ação
Pontos de aproximação entre pesquisa participante e pesquisa-ação
Exercícios
Sugestão de leituras
9. A tessitura do texto científico: coerência, consistência e objetividade
Introdução
O que é tessitura?
Coerência, consistência e objetividade
Quando escrever o texto científico?
A redação do texto científico
O corpo do texto científico
Exercícios
Sugestão de leituras
10. Ciência e progresso científico
Introdução
A gênese dos conceitos de ciência e de progresso científico
O entendimento das escolas da ciência
Retrato da ciência
Exercícios
Sugestão de leituras
Referências
Autor : Agripa Faria Alexandre
ISBN : 9786555062229
Páginas : 192
Formato : 14 x 21 cm
Ano de Publicação : 2021
Peso : 0.240 kg
Compre online livros de Psicologia e Psicanalise , os melhores livros de psicologia com grandes obras e autores do tema. Os menores preços e descontos exclusivos.