Nao-violencia Na Educacao

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Autor(es): MULLER, JEAN-MARIE

ISBN: 9788572420617

Sinopse:

O livro faz parte das iniciativas promovidas para a Decada Internacional para uma Cultura de Paz e Nao-Violencia para as Criancas no Mundo (2001-2010) e foi originalmente publicado pela Unesco. Nele Jean-Marie Muller, filosofo frances autor de mais de trinta livros, fundador e diretor do Instituto de Pesquisas sobre a Resolucao Nao-Violenta de Conflitos, sugere uma abordagem muito pratica de como resolver os confrontos violentos nas escolas. Diz ele que a cultura da violencia ja esta instalada em nossas sociedades e e diariamente reforcada por todos os meios de comunicacao. Quando uma crianca toma o brinquedo de outra, nossa sociedade ve como perfeitamente natural que a segunda avance e o arranque de volta. Ou tome outro brinquedo em retaliacao, ou ainda que bata no colega. No entanto, como bem aponta o autor, a contra-violencia gera apenas mais violencia: a primeira crianca vai sentir-se agredida e tambem ela retribuir, levando a uma possivel escalada de violencias que nao beneficia nenhum dos participantes e pode ate causar a destruicao do brinquedo originalmente disputado. Ja a nao-violencia e vista como algo utopico, contrario ate a natureza humana agressiva e competitiva. No curto volume carregado de conceitos diretos e aplicaveis, o professor Muller define violencia nao como agressividade, esta sim natural da nossa especie, mas como a ameaca a vida ou a integridade do outro. A violencia e um desrespeito basico pelo humano no outro, que o torna uma coisa a ser usada ou explorada ou destruida. A nao-violencia, ele tambem insiste em dizer, nao e facil nem brota espontaneamente, mas e sempre uma escolha possivel para quem e humano. Ela consiste nao em evitar conflitos, tambem inevitaveis quando ha convivencia entre quaisquer pessoas com interesses diferentes, mas em resolver esses conflitos de uma forma pacifica. Atraves do dialogo, do recurso a justica, da mediacao. A nao-violencia pressupoe que todos os outros sao tao humanos quanto nos e que portanto as unicas medidas aceitaveis sao aquelas que nos considerariamos justas se tambem fossem aplicadas em nos.

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