SINOPSE
Neste livro, Jan Abram propõe e elabora o conceito dual do objeto intrapsíquico sobrevivente e não sobrevivente e examina como a sobrevivência psíquica do objeto coloca a Mãe/Outro no centro da psique nascente, à frente mesmo da relevância dos fatores inatos.
As elaborações clínicas-teóricas de Abram trazem avanços a vários conceitos-chave de Winnicott. E suas ilustrações clínicas revelam como esses avanços surgem a partir da matriz transferência-contratransferência da situação de análise. Capítulo a capítulo, os leitores testemunham a evolução das suas propostas que não apenas ampliam o olhar sobre o paradigma clínico original de Winnicott, mas também demonstram o quanto ainda temos para extrair de seus textos, especialmente no consultório contemporâneo. O objeto sobrevivente apresenta oito capítulos, que cobrem temas como: o self incomunicável; a violação do self; o paradoxo da comunicação; o terror na raiz da não sobrevivência; uma teoria implícita do desejo; o medo da MULHER subjacente à misoginia; o significado da sexualidade infantil; o “pai na mente da mãe que amamenta” como um “integrado” na psique nascente; a amorfia precedendo a integração, e uma teoria da loucura.
Este volume conversa com psicanalistas e psicoterapeutas versados em psicanálise de todos os níveis, inspirados pela psicanálise clínica e pelo estudo da natureza humana.
DETALHES DO PRODUTO
Compre online livros de Psicologia e Psicanalise , os melhores livros de psicologia com grandes obras e autores do tema. Os menores preços e descontos exclusivos.