SINOPSE
Inteligência, erudição, graça, humor e elegância. Essas são as qualidades mais salientes da tese de doutorado que se transformou neste livro. Wilson Franco consegue, com grande habilidade, reunir e articular inúmeros aspectos da psicanálise em uma mesma e multifacetada pesquisa e reflexão: sua inserção histórica, sua dimensão cultural e política, nossas práticas clínicas e seus fundamentos metapsicológicos (como operam na mente do analista em sua práxis), e tudo isso de uma maneira ampla, engenhosa e perspicaz. Questões epistemológicas, éticas, clínicas e políticas da psicanálise são assim consideradas em uma obra sumamente instigante e convidativa.
É com muito prazer e convicção que afirmo que a leitura desta obra proporciona expansão e renovação em nossa capacidade de pensar nossa inscrição e nossos lugares no mundo e na cultura.
Luís Claudio Figueiredo
Abertura ou Não há começo
Parte I. Da inscrição
1. O tempo da escrita e a inscrição na tradição
2. Os métodos e seu valor
Parte II. Da história
3. A historiografia psicanalítica e as incidências políticas que a atravessam
4. Retrato de Freud quando jovem
5. Psicanálise é muita gente: autorização, dispersão e filiação
6. Topografias do pensamento psicanalítico enquanto teoria e movimento
Parte III. Da práxis
7. Introdução à metapsicologia do analista do ponto de vista tópico
8. Do ponto de vista tópico ao dinâmico
9. Do dinâmico ao genético, ou Enfim um começo
Encaminhamentos
Referências
Agradecimentos
DETALHES DO PRODUTO
Compre online livros de Psicologia e Psicanalise , os melhores livros de psicologia com grandes obras e autores do tema. Os menores preços e descontos exclusivos.