Práticas Inclusivas II: Desafios Para o Ensino e a Aprendizagem do Aluno-sujeito

Código: 9788571374553
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
SINOPSE
 

Procura-se demonstrar, neste livro, que são sempre muitas e diversas as possibilidades de aprendizagem de todas as crianças, levando-se a descobri-las mesmo naquelas que não respondem às intervenções do modo esperado ou que seja familiar. Existem também situações em que determinada criança não aprende aquilo que se elege para ela; aprende, porém, o que não está contemplado nos planos de seus professores, nem é considerado
uma aprendizagem importante. A escola terá, então que aprender a valorizar e a reconhecer tais manifestações como o legítimo trabalho de um sujeito em busca de aprender, à sua maneira, sobre o mundo que o cerca.

 
SUMÁRIO
 

Apresentação 9

 Maria Eugênia Pesaro, Maria Cristina Kupfer, Juliana Davini

I -  Grandes linhas norteadores de uma Aprendizagem Terapêutica

Quem são as crianças com Entraves Estruturais na constituição psíquica - EE? 15

Leda Mariza Fischer Bernardino, Marina Belém Lavrador, Laura Carrasqueira Bechara

  1. Pressupostos e condições preliminares para uma Aprendizagem Terapêutica 35

Maria Cristina Kupfer, Maria da Paz Castro

  1. O saber-fazer do professor-sujeito como condição da Aprendizagem Terapêutica 51

Marise Bartolozzi Bastos

  1. Recursos pedagógicos para Aprendizagem Terapêutica de alunos em EE 69

Maria Eugênia Pesaro, Juliana Davini, Maria da Paz Castro

II – A importância da relação entre os pares para o ensino e a aprendizagem do aluno com EE

  1. A função do semelhante na escola inclusiva 91

Leda Mariza Fischer Bernardino

  1. Muito além da cooperação: a função do semelhante nas práticas cotidianas do Colégio Santa Cruz 103

Regina Drummond, Suely Starobinas Chusyd, Vera Tschiptschin Francisco

  1. Registros da função do semelhante na escola: função subjetivante e função política 115

Daniel Revah

III – Parcerias da escola: pais e especialistas

  1. A relação pais-especialistas-escola: alguns princípios norteadores 133

Cristina Keiko Inafuku de Merletti, Maria Cristina Kupfer

  1. Possibilidades e desafios na parceria escola-família no trabalho inclusivo com o aluno-sujeito 145

Renata Chican, Paola Versignassi, Ludmila S Valverdes

  1. Diálogos entre a educação e a saúde 161

Juliana Davini

  1. Ecolalia e hiperlexia em crianças com Entraves Estruturais – EE 175

Mariana Trenche de Oliveira, Maria Francisca Lier-DeVitto

IV – Transformações na estrutura escolar para acolher o aluno-sujeito

  1. A transformação da instituição escolar na direção do aluno 189

Juliana Davini, Mauricio Walter Moura, Maria da Paz Castro, Simone Burse

  1. Contribuições de um aluno em situação de inclusão: para os outros alunos, par a escola, para a comunidade, para os professores 203

Giulianny Russo Marinho

  1. Acolhimento de uma criança com Entraves Estruturais na educação infantil: a escola que transforma é também transformada 217

Karyn Bulbarelli, Gabriela Cordaro, Ana Carolina Comar Gayotto

  1. O acompanhamento do processo escolar: história, política e singularidade na inclusão 229

Juliana Davini, Nelma Cecilia Madeira

V – Professores-sujeitos agentes da sua formação: algumas experiências inspiradoras

  1. O educador-sujeito na equipe escolar: um efeito do Projeto Escolas Protagonistas 253

Bianca de Mendonça Ruggeri, Fernanda Borges Jurado, Patrícia Fugi, Glaucia de Brito Alvares Affonso, Juliana de Mattos Parreira, Maria Eneida Fiuza, Simone Fernandes

  1. Enlaçando com o conhecimento: os saberes dos professores especialistas 269

Leonardo Golodne Abreu

  1. O aluno-sujeito no fim de sua escolarização: quais destinos? 283

Simone Fernandes

VI – Re-construções curriculares no acompanhamento de alunos com EE

  1. Quem é Apuana? Olhares que se completam para a construção do lugar do aluno 299

Ana Lúcia Arbex, Mauricio Walter Moura, Sphia Vettorazz

  1. Aluno-sujeito protagonista: o trabalho transdisciplinar de projetos em uma escola inclusiva e o enfretamento dos impasses escolares 321

Marianna Gama e Silva, Paola Giribaldi Cunha

  1. A construção de um diagnóstico pedagógico a favor de um processo de aprendizagem do aluno 335

Roberta Tinoco Pinto Ferraz e equipe Fundamental I

 
DETALHES DO PRODUTO
 

Organizadoras : Maria Eugênia Pesaro / Maria Cristina Kupfer / Juliana Davini
Editora: Escuta
Coleção: Infância e Psicanálise
Ano: 2020
Número de páginas: 352
Categoria Principal: Infância

 
 
Pague com
  • proxy-pagarme-v4
Selos

CARLOS EDUARDO PIKUSSA COMERCIO DE LIVROS ME - CNPJ: 09.346.870/0001-91 © Todos os direitos reservados. 2024

Fale Conosco pelo WhatsApp