Procura-se demonstrar, neste livro, que são sempre muitas e diversas as possibilidades de aprendizagem de todas as crianças, levando-se a descobri-las mesmo naquelas que não respondem às intervenções do modo esperado ou que seja familiar. Existem também situações em que determinada criança não aprende aquilo que se elege para ela; aprende, porém, o que não está contemplado nos planos de seus professores, nem é considerado
uma aprendizagem importante. A escola terá, então que aprender a valorizar e a reconhecer tais manifestações como o legítimo trabalho de um sujeito em busca de aprender, à sua maneira, sobre o mundo que o cerca.
Apresentação 9
Maria Eugênia Pesaro, Maria Cristina Kupfer, Juliana Davini
I - Grandes linhas norteadores de uma Aprendizagem Terapêutica
Quem são as crianças com Entraves Estruturais na constituição psíquica - EE? 15
Leda Mariza Fischer Bernardino, Marina Belém Lavrador, Laura Carrasqueira Bechara
Maria Cristina Kupfer, Maria da Paz Castro
Marise Bartolozzi Bastos
Maria Eugênia Pesaro, Juliana Davini, Maria da Paz Castro
II – A importância da relação entre os pares para o ensino e a aprendizagem do aluno com EE
Leda Mariza Fischer Bernardino
Regina Drummond, Suely Starobinas Chusyd, Vera Tschiptschin Francisco
Daniel Revah
III – Parcerias da escola: pais e especialistas
Cristina Keiko Inafuku de Merletti, Maria Cristina Kupfer
Renata Chican, Paola Versignassi, Ludmila S Valverdes
Juliana Davini
Mariana Trenche de Oliveira, Maria Francisca Lier-DeVitto
IV – Transformações na estrutura escolar para acolher o aluno-sujeito
Juliana Davini, Mauricio Walter Moura, Maria da Paz Castro, Simone Burse
Giulianny Russo Marinho
Karyn Bulbarelli, Gabriela Cordaro, Ana Carolina Comar Gayotto
Juliana Davini, Nelma Cecilia Madeira
V – Professores-sujeitos agentes da sua formação: algumas experiências inspiradoras
Bianca de Mendonça Ruggeri, Fernanda Borges Jurado, Patrícia Fugi, Glaucia de Brito Alvares Affonso, Juliana de Mattos Parreira, Maria Eneida Fiuza, Simone Fernandes
Leonardo Golodne Abreu
Simone Fernandes
VI – Re-construções curriculares no acompanhamento de alunos com EE
Ana Lúcia Arbex, Mauricio Walter Moura, Sphia Vettorazz
Marianna Gama e Silva, Paola Giribaldi Cunha
Roberta Tinoco Pinto Ferraz e equipe Fundamental I
Organizadoras : Maria Eugênia Pesaro / Maria Cristina Kupfer / Juliana Davini
Editora: Escuta
Coleção: Infância e Psicanálise
Ano: 2020
Número de páginas: 352
Categoria Principal: Infância
Compre online livros de Psicologia e Psicanalise , os melhores livros de psicologia com grandes obras e autores do tema. Os menores preços e descontos exclusivos.