SINOPSE
Francesc Sáinz Bermejo, nos apresenta a importância do conhecimento dos achados teóricos do pediatra e psicanalista Donald Woods Winnicott, que revolucionou a clínica psicanalítica criando conceitos inovadores, apontando a importância do ambiente, da mãe suficientemente boa e de suas implicações no desenvolvimento emocional.
Em seu texto faz Winnicott dialogar com outros analistas da escola inglesa que trabalham com a intersubjetividade, tais como Balint, Fairbairn, Bowlby, e teóricos da psicanálise relacional, como Mitchel, Storolow e Altwood, transitando ainda por Sullivan e Kohut. Nesse diálogo irá salientar a similaridade de pensamento entre esses autores que privilegiam a relação paciente-analista e propõem modificações no setting. Irá privilegiar a presença real do analista e sua implicação no setting.
Todos os autores citados estão sintonizados com uma clínica sensível, com abertura para a vida coletiva, ao trauma, à realidade vivida, trabalhando com pacientes cujas vivências primordiais tiveram roubada a dignidade da vida, e tentando com o vinculo analítico restituir o potencial de vir e ser.
Francesc Sáinz Bermejo nos convida a pensar a clínica atual, pensar em pacientes que não habitam em si mesmos, que vivem um vazio existencial, ajudando-os a vivenciar novas experiências e emoções que propiciem seu desenvolvimento saudável, interagindo numa relação com um psicanalista suficientemente bom, que privilegia uma psicanalise relacional.
DETALHES DO PRODUTO
Autor : Francesc Sáinz Bermejp
Editora : ByBook (2025)
ISBN : 9786501420981
N. páginas : 234
Dimensões : 23 x 16 cm
Compre online livros de Psicologia e Psicanalise , os melhores livros de psicologia com grandes obras e autores do tema. Os menores preços e descontos exclusivos.