Varios aspectos deste texto foram mantidos das edicoes anteriores, enquanto outros foram alterados e adicionados. Inicialmente, entre os aspectos que permaneceram inalterados estao as 'abordagens de conceitos', destinados a apresentar o conteudo do texto. Novamente, cada capitulo trata de uma area generica do estudo da aprendizagem motora. Cada capitulo esta subdividido em varios conceitos fundamentais, que representam os pontos-chaves do conhecimento atual sobre a area em questao. A seguir, uma secao de aplicacao descreve exemplos de habilidades motoras relevantes para cada conceito, adaptados ao ambiente cotidiano onde vivemos e questoes que explicam como o conceito foi formulado. Dentro desse quadro de referencia, foi feito uma adequacao especial para manter o texto adequado ao nivel de compreensao do aluno, a quem este livro se destina.
Unidade I
Introdução à aprendizagem motora
Capítulo 1 - Introdução às habilidades motoras.
Conceito 1.1. As habilidades motoras podem ser classificadas
em categorias gerais
Conceito 1.2. A medida do desempenho motor é crítica para a compreensão
da aprendizagem motora
Unidade II
Introdução ao controle motor
Capítulo 2 - O controle do movimento coordenado.
Conceito 2.1. As teorias que descrevem o controle do movimento coordenado diferemde acordo com os aspectos centrais e ambientais de um sistema de controle.
Conceito 2.2. A propriocepção e a visão são elementos importantes
nas teorias do controle motor.
Conceito 2.3. As teorias do controle motor fornecem as bases para
compreendermos como controlar habilidades motoras complexas
Capítulo 3 - Preparação do controle motor e atenção.
Conceito 3.1. O desempenho do movimento coordenado voluntário exige a preparação do sistema de controle motor.
Conceito 3.2. A preparação e o desempenho de habilidades motoras
sofrem os efeitos danossa capacidade limitada de selecionar e prestar atenção na informação.
Conceito 3.3. A atenção visual seletiva desempenha um papel importante na preparação de várias habilidades motoras.
Unidade III
O ambiente da aprendizagem
Capítulo 4 - Introdução à aprendizagem de habilidades motoras.
Conceito 4.1. Pessoas que avaliam a aprendizagem devem fazer
inferências a partir da observação do desempenho durante
práticas e testes.
Conceito 4.2. Características distintas do desempenho e do executante mudam durante a aprendizagem de habilidades.
Conceito 4.3. A transferência da aprendizagem de uma situação
de desempenho para outra é parte integrante da aprendizagem e
do desempenho de habilidades
Capítulo 5 - Instrução e feedbackaumentado.
Conceito 5.1. O método mais eficiente para fornecer instruções que
ajudem a pessoa a aprender uma habilidade motora
depende da habilidade e da meta instrucional.
Conceito 5.2. O feedback aumentado pode melhorar, dificultar ou
não afetar a aprendizagem de habilidades.
Conceito 5.3. Os profissionais que se dedicam ao estudo de habilidades motoras podem fornecer o feedback aumentadode várias formas.
Conceito 5.4. A aprendizagem de habilidades pode ser afetada
por uma grande variedade de características temporais do feedbackaumentado.
Capítulo 6 - Condições de prática.
Conceito 6.1Para a aprendizagem de habilidades motoras é importante a
variabilidade de experiências práticas.
Conceito 6.2. O espaçamento ou a distribuição da práticapode afetar tanto
o desempenho quanto a aprendizagem de habilidades motoras.
Conceito 6.3. A quantidade de prática afeta a quantidade de aprendizagem, embora os resultados nem sempre sejam proporcionais ao tempo investido.
Conceito 6.4. As decisões sobre praticar habilidades no todo ou
em partes, se baseiam nas características de complexidade
e organização das habilidades.
Conceito 6.5. A prática mental pode ser eficiente na aprendizagem
de habilidades, principalmente quando associada à prática física.
Unidade IV
Diferenças individuais
Capítulo7 - Capacidades.
Conceito 7.1. Uma diversidade de capacidades está subjacente ao sucesso
na aprendizagem e no desenvolvimento motores.
Conceito 7.2. A identificação de níveis de capacidades motoras pode
ajudar o profissional a predizer o potencial da pessoa para a prendizagem
e o desempenho bem-sucedidos de habilidades motoras.
Compre online livros de Psicologia e Psicanalise , os melhores livros de psicologia com grandes obras e autores do tema. Os menores preços e descontos exclusivos.