Aprendizagem Motora: Conceitos e Aplicações - 5 Ed

Código: 9788521202639 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
SINOPSE
 

Varios aspectos deste texto foram mantidos das edicoes anteriores, enquanto outros foram alterados e adicionados. Inicialmente, entre os aspectos que permaneceram inalterados estao as 'abordagens de conceitos', destinados a apresentar o conteudo do texto. Novamente, cada capitulo trata de uma area generica do estudo da aprendizagem motora. Cada capitulo esta subdividido em varios conceitos fundamentais, que representam os pontos-chaves do conhecimento atual sobre a area em questao. A seguir, uma secao de aplicacao descreve exemplos de habilidades motoras relevantes para cada conceito, adaptados ao ambiente cotidiano onde vivemos e questoes que explicam como o conceito foi formulado. Dentro desse quadro de referencia, foi feito uma adequacao especial para manter o texto adequado ao nivel de compreensao do aluno, a quem este livro se destina.

 
SUMÁRIO
 

Unidade I
Introdução à aprendizagem motora

Capítulo 1 - Introdução às habilidades motoras.
Conceito 1.1. As habilidades motoras podem ser classificadas
em categorias gerais
Conceito 1.2. A medida do desempenho motor é crítica para a compreensão 
da aprendizagem motora

Unidade II
Introdução ao controle motor

Capítulo 2 - O controle do movimento coordenado.
Conceito 2.1. As teorias que descrevem o controle do movimento coordenado diferemde acordo com os aspectos centrais e ambientais de um sistema de controle.
Conceito 2.2. A propriocepção e a visão são elementos importantes
nas teorias do controle motor. 
Conceito 2.3. As teorias do controle motor fornecem as bases para
compreendermos como controlar habilidades motoras complexas 

Capítulo 3 - Preparação do controle motor e atenção.
Conceito 3.1. O desempenho do movimento coordenado voluntário exige a preparação do sistema de controle motor.
Conceito 3.2. A preparação e o desempenho de habilidades motoras 
sofrem os efeitos danossa capacidade limitada de selecionar e prestar atenção na informação.
Conceito 3.3. A atenção visual seletiva desempenha um papel importante na preparação de várias habilidades motoras.

Unidade III
O ambiente da aprendizagem

Capítulo 4 - Introdução à aprendizagem de habilidades motoras.
Conceito 4.1. Pessoas que avaliam a aprendizagem devem fazer 
inferências a partir da observação do desempenho durante
práticas e testes. 
Conceito 4.2. Características distintas do desempenho e do executante mudam durante a aprendizagem de habilidades.
Conceito 4.3. A transferência da aprendizagem de uma situação
de desempenho para outra é parte integrante da aprendizagem e
do desempenho de habilidades

Capítulo 5 - Instrução e feedbackaumentado.
Conceito 5.1. O método mais eficiente para fornecer instruções que 
ajudem a pessoa a aprender uma habilidade motora 
depende da habilidade e da meta instrucional. 
Conceito 5.2. O feedback aumentado pode melhorar, dificultar ou 
não afetar a aprendizagem de habilidades.
Conceito 5.3. Os profissionais que se dedicam ao estudo de habilidades motoras podem fornecer o feedback aumentadode várias formas.
Conceito 5.4. A aprendizagem de habilidades pode ser afetada 
por uma grande variedade de características temporais do feedbackaumentado.

Capítulo 6 - Condições de prática.
Conceito 6.1Para a aprendizagem de habilidades motoras é importante a
variabilidade de experiências práticas.
Conceito 6.2. O espaçamento ou a distribuição da práticapode afetar tanto
o desempenho quanto a aprendizagem de habilidades motoras.
Conceito 6.3. A quantidade de prática afeta a quantidade de aprendizagem, embora os resultados nem sempre sejam proporcionais ao tempo investido. 
Conceito 6.4. As decisões sobre praticar habilidades no todo ou 
em partes, se baseiam nas características de complexidade
e organização das habilidades.
Conceito 6.5. A prática mental pode ser eficiente na aprendizagem 
de habilidades, principalmente quando associada à prática física.

Unidade IV
Diferenças individuais

Capítulo7 - Capacidades.
Conceito 7.1. Uma diversidade de capacidades está subjacente ao sucesso
na aprendizagem e no desenvolvimento motores.
Conceito 7.2. A identificação de níveis de capacidades motoras pode 
ajudar o profissional a predizer o potencial da pessoa para a prendizagem
e o desempenho bem-sucedidos de habilidades motoras. 

 
DETALHES DO PRODUTO
 
Autor(es):     MAGILL, RICHARD A.
Edição:         5ª EDIÇAO - Ano: 2010
Dimesões:    24 x 17 x 1
Nº Páginas:  370
Capa:            BROCHURA
 
 

Produtos relacionados

Pague com
  • proxy-pagarme-v4
Selos

CARLOS EDUARDO PIKUSSA COMERCIO DE LIVROS ME - CNPJ: 09.346.870/0001-91 © Todos os direitos reservados. 2024

Fale Conosco pelo WhatsApp