Prefácio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . XIII
Parte I O mito do TDAH e suas falhas
Capítulo 1 A “bolha assassina” do TDAH avança sobre os Estados Unidos e o mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Capítulo 2 Por que o mito do TDAH não é uma história muito boa? . . 9
Capítulo 3 Por que medicar as crianças para se comportarem
não é uma boa ideia? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
Parte II Por que há uma epidemia nacional e mundial de TDAH?
Capítulo 4 Razão no 1: Não deixamos mais as crianças serem
crianças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
Capítulo 5 Razão no 2: Não deixamos mais os meninos serem
meninos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39
Capítulo 6 Razão no 3: “Desempoderamos” nossas crianças na escola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43
Capítulo 7 Razão no 4: Transmitimos nosso estresse a nossos
filhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51
Capítulo 8 Razão no 5: Deixamos nossos filhos consumirem muito lixo midiático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
Capítulo 9 Razão no 6: Focamos muito nas deficiências de nossos
filhos e não suficientemente em suas habilidades . . . . . . 64
Capítulo 10 Razão no 7: Muitas pessoas têm interesses econômicos
particulares de que tudo continue assim como está . . . . . 73
Capítulo 11 Como os especialistas em TDAH defendem seu transtorno (e por que seus argumentos tendem a ser incompletos) 83
Capítulo 12 O valor das perspectivas múltiplas para melhorar o
comportamento da criança e o seu tempo de atenção . . . . . . . . . . 90
Parte III 101 maneiras de melhorar o comportamento e a
atenção de seu filho sem medicamentos, rótulos ou coerção
Estratégia no 1 Deixe seu filho ficar inquieto . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . 109
Estratégia no 2 Canalize as energias criativas para as artes . . . . . . . 111
Estratégia no 3 Enfatize a diversidade, não a deficiência . . .. . . . 112
Estratégia no 4 Matricule seu filho em um curso de artes marciais 114
Estratégia no 5 Dedique um tempo à natureza . . . . . . . . . . . . . . . 116
Estratégia no 6 Mantenha as reuniões familiares . . . . . . . . . . . . . . . 118
Estratégia no 7 Ensine técnicas de concentração ao seu filho . .. . 120
Estratégia no 8 Descubra qual o momento de maior estado de alerta
de seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122
Estratégia no 9 Estimule a aprendizagem na prática . . . . .. . . . . . . . . 124
Estratégia no 10 Construa, pegue emprestado ou compre mobílias
móveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126
Estratégia no 11 Considere opções de cura alternativas . . . . . . . . . . 128
Estratégia no 12 Cuide-se . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . 130
Estratégia no 13 Providencie cafés da manhã balanceados . . . . . . . 132
Estratégia no 14 Dê opções de escolha à criança . . . . .. . . . . . . . . 134
Estratégia no 15 Elimine alimentos alergênicos e com muitos aditivos
da dieta de seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137
Estratégia no 16 Utilize música para concentrar e acalmar . . . . . . . . 139
Estratégia no 17 Ensine o seu filho a se monitorar . . . . . . . . . . . . . 140
Estratégia no 18 Use habilidades eficazes de comunicação . .. . . . . 142
Estratégia no 19 Faça um curso de treinamento para pais . . . . . . . . 145
Estratégia no 20 Cultive a criatividade de seu filho . . . . . . . . . . . . . . 147
Sumário IX
Estratégia no 21 Mantenha uma imagem positiva de seu filho . . . . . 149
Estratégia no 22 Providencie espaços apropriados para a aprendizagem . . 150
Estratégia no 23 Encoraje os interesses de seu filho . . . . . . . . . . . . . 152
Estratégia no 24 Estabeleça regras, rotinas e transições consistentes . . . . . 155
Estratégia no 25 Celebre as conquistas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 157
Estratégia no 26 Reserve um tempo para o seu filho brincar . . . . . . 159
Estratégia no 27 Seja um coach pessoal para o seu filho . . . . . . . . . 161
Estratégia no 28 Desenvolva a resiliência de seu filho . . . . . . . . . . .. 163
Estratégia no 29 Dê instruções de maneira marcante, que exija atenção . . 165
Estratégia no 30 Limite alimentos não saudáveis (junk food) . . .. . . 167
Estratégia no 31 Empodere seu filho com aprendizagem baseada
na valorização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168
Estratégia no 32 Apoie a total inclusão de seu filho nas salas de aula
regulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
Estratégia no 33 Ensine ao seu filho como o cérebro dele funciona 1 73
Estratégia no 34 Elimine distrações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
Estratégia no 35 Promova exercícios diários . . . . . . . . . . . . . . . . .177
Estratégia no 36 Fomente uma boa comunicação casa-escola. . . . 179
Estratégia no 37 Fortaleça a memória de trabalho de seu filho. . . . 182
Estratégia no 38 Limite as mídias de entretenimento . . . . . . . . . . . . 183
Estratégia no 39 Promova experiências de flow (fluxo) . . . . . . .. 185
Estratégia no 40 Use a aprendizagem on-line como recurso educacional . . 187
Estratégia no 41 Mostre ao seu filho como utilizar ferramentas
metacognitivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189
Estratégia no 42 Ensine habilidades de autorregulação emocional . . . . . . . 192
Estratégia no 43 Ensine meditação mindfulness ao seu filho . . . . . 194
Estratégia no 44 Deixe seu filho envolver-se em conversas espontâneas consigo mesmo (autofala) . . . . . . . . . . . . 196
Estratégia no 45 Promova recreação e atividade física em família . . . . . . . 197
Estratégia no 46 Compartilhe técnicas de manejo do estresse . .. 199
Estratégia no 47 Procure aplicativos para celulares que possam ajudar seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202
Estratégia no 48 Estimule seu filho a ter um mentor . . . . . . . . . . . 204
Estratégia no 49 Descubra um esporte de que seu filho goste muito . . . . . 205
Estratégia no 50 Proporcione uma variedade de atividades de aprendizagem estimulantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
Estratégia no 51 Ensine habilidades para definir objetivos . . . . . . . 210
Estratégia no 52 Forneça feedback sobre o seu comportamento
imediatamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213
Estratégia no 53 Trabalhe para promover o bom relacionamento
professor-criança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214
Estratégia no 54 Considere o treinamento neurofeedback . . . . . . . 216
Estratégia no 55 Use o toque para confortar e acalmar . . . . . . . . . . . 218
Estratégia no 56 Proporcione oportunidades para a aprendizagem
por meio do movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 220
Estratégia no 57 Reserve espaço para bastante bom humor e risadas . . . . 222
Estratégia no 58 Passem momentos positivos juntos . . . . . . .. . . . . 224
Estratégia no 59 Descubra as múltiplas inteligências de seu filho 227
Estratégia no 60 Ensine seu filho a desenvolver a mentalidade
de crescimento (growth mind-set) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 229
Estratégia no 61 Use consequências lógicas e naturais como uma
ferramenta de disciplina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231
Estratégia no 62 Proporcione acesso à luz natural em todo seu espectro . . 233
Estratégia no 63 Cozinhe alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 . . . . 235
Estratégia no 64 Considere a terapia familiar . . . . . . . . . . . . . . 237
Estratégia no 65 Realce cada dia com ao menos uma experiência nova . . 239
Estratégia no 66 Propicie modelos positivos de comportamento . 241
Estratégia no 67 Descubra e administre os quatro tipos de mau comportamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 243
Estratégia no 68 Crie em conjunto com seu filho um programa de
modificação de comportamento que proporcione um empoderamento interno . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 245
Estratégia no 69 Use aromas para acalmar e centrar . . . . . . . . . . . . 248
Estratégia no 70 Empregue a aprendizagem incidental . . . . . . . . . . 250
Estratégia no 71 Descarte influências negativas potenciais para o comportamento do seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 252
Estratégia no 72 Sugira estratégias de estudo eficazes . . . . . . . . . . 254
Estratégia no 73 Forneça ao seu filho tarefas reais da vida . . . . . 257
Estratégia no 74 Use a pausa de uma maneira positiva . . . . . . . . . 260
Estratégia no 75 Aprimore a autoestima do seu filho . . . . . . . . . 262
Estratégia no 76 Evite exposição a contaminadores ambientais . . 265
Estratégia no 77 Certifique-se de que seu filho desfrute de um período suficiente de sono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 267
Estratégia no 78 Incentive aspirações profissionais positivas . . . 270
Sumário XI
Estratégia no 79 Ensine seu filho a visualizar . . . . . . . . . . . . . . . .72
Estratégia no 80 Jogue xadrez ou Go (Weiqi, Baduk) com seu filho . . . . . 275
Estratégia no 81 Faça seu filho ensinar a uma criança mais nova . . 277
Estratégia no 82 Ajude seu filho a se tornar autoconsciente . . . . .. 279
Estratégia no 83 Utilize os melhores recursos de aprendizagem
informatizada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 281
Estratégia no 84 Deixe seu filho jogar videogames que envolvam
e ensinem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282
Estratégia no 85 Prepare-se para as emoções e arrepios da realidade
virtual e aumentada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 284
Estratégia no 86 Considere métodos alternativos de escolarização . . . . . . 286
Estratégia no 87 Faça seu filho aprender yoga . . . . . . . . . . . . . . . . 288
Estratégia no 88 Encontre um animal de que seu filho possa cuidar . . . . . 290
Estratégia no 89 Apoie o amadurecimento tardio de seu filho . . . . 292
Estratégia no 90 Considere a psicoterapia individual para seu filho . . . . . . 294
Estratégia no 91 Crie um contrato comportamental positivo com
seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296
Estratégia no 92 Envolva-se na construção de nichos positivos . . 299
Estratégia no 93 Ajude seu filho a desenvolver habilidades sociais . . . . . . . 301
Estratégia no 94 Faça um lobby para que a escola de seu filho tenha
um programa de educação física consistente . . . . . . . . . . 303
Estratégia no 95 Apoie os instintos de empreendedorismo de seu filho . . . 305
Estratégia no 96 Use cores para destacar as informações . . . . . . 307
Estratégia no 97 Faça seu filho criar um blog . . . . . . . . . . . . . 308
Estratégia no 98 Trabalhe para aprimorar a rede social de seu filho 310
Estratégia no 99 Encoraje projetos de estudo a serem realizados
em casa e na escola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 313
Estratégia no 100 Mostre ao seu filho soluções usadas para resolver
problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 316
Estratégia no 101 Ensine estratégias de organização ao seu filho. . . 319
Notas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
Índice remissivo . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . 377
Editora : Editora Manole; 1ª edição (13 setembro 2018)
Idioma : Português, Português
Capa comum : 400 páginas
ISBN-10 : 8520456103
ISBN-13 : 978-8520456101
Dimensões : 22.35 x 15.24 x 2.29 cm
Compre online livros de Psicologia e Psicanalise , os melhores livros de psicologia com grandes obras e autores do tema. Os menores preços e descontos exclusivos.