O Mito do Tdah Infantil

Código: 9788520456101 Marca:
R$ 151,00
até 6x de R$ 25,16 sem juros
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Resta apenas 1 unidade
    • 1x de R$ 151,00 sem juros
    • 2x de R$ 75,50 sem juros
    • 3x de R$ 50,33 sem juros
    • 4x de R$ 37,75 sem juros
    • 5x de R$ 30,20 sem juros
    • 6x de R$ 25,16 sem juros
  • R$ 151,00 Boleto Bancário
  • R$ 151,00 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

 

 
SINOPSE

 

 

 
O mito do TDAH infantil fornece estratégias poderosas para ajudar as crianças a superar os problemas de atenção e comportamento e dá a pais e professores esperança e inspiração para auxiliar as crianças a florescerem na escola, prosperarem em casa e terem sucesso na vida.

Armstrong traça, a partir de novos estudos, como a epidemia do TDAH é, de fato, uma consequência das mudanças na paisagem cultural – crianças forçadas a aprender a ler e escrever cada vez mais cedo; exigências mais severas em relação à educação dos filhos; maior consumo de videogames e outras mídias indutoras de ansiedade; e níveis altos de estresse infantil e familiar.

 

 

 
 
 

 

 

SUMÁRIO

 

 
 
 

Prefácio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . XIII

Parte I O mito do TDAH e suas falhas

Capítulo 1 A “bolha assassina” do TDAH avança sobre os Estados Unidos e o mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

Capítulo 2 Por que o mito do TDAH não é uma história muito boa? . . 9

Capítulo 3 Por que medicar as crianças para se comportarem
não é uma boa ideia? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19

Parte II Por que há uma epidemia nacional e mundial de TDAH?
Capítulo 4 Razão no 1: Não deixamos mais as crianças serem
crianças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31

Capítulo 5 Razão no 2: Não deixamos mais os meninos serem
meninos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39

Capítulo 6 Razão no 3: “Desempoderamos” nossas crianças na escola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43

Capítulo 7 Razão no 4: Transmitimos nosso estresse a nossos
filhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51

Capítulo 8 Razão no 5: Deixamos nossos filhos consumirem muito lixo midiático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57

Capítulo 9 Razão no 6: Focamos muito nas deficiências de nossos
filhos e não suficientemente em suas habilidades . . . . . . 64

Capítulo 10 Razão no 7: Muitas pessoas têm interesses econômicos
particulares de que tudo continue assim como está . . . . . 73

Capítulo 11 Como os especialistas em TDAH defendem seu transtorno (e por que seus argumentos tendem a ser incompletos) 83

Capítulo 12 O valor das perspectivas múltiplas para melhorar o
comportamento da criança e o seu tempo de atenção . . . . . . . . . . 90

Parte III 101 maneiras de melhorar o comportamento e a
atenção de seu filho sem medicamentos, rótulos ou coerção
Estratégia no 1 Deixe seu filho ficar inquieto . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . 109

Estratégia no 2 Canalize as energias criativas para as artes . . . . . . . 111

Estratégia no 3 Enfatize a diversidade, não a deficiência . . .. . . . 112

Estratégia no 4 Matricule seu filho em um curso de artes marciais 114

Estratégia no 5 Dedique um tempo à natureza . . . . . . . . . . . . . . . 116

Estratégia no 6 Mantenha as reuniões familiares . . . . . . . . . . . . . . . 118

Estratégia no 7 Ensine técnicas de concentração ao seu filho . .. . 120

Estratégia no 8 Descubra qual o momento de maior estado de alerta
de seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122

Estratégia no 9 Estimule a aprendizagem na prática . . . . .. . . . . . . . . 124

Estratégia no 10 Construa, pegue emprestado ou compre mobílias
móveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126

Estratégia no 11 Considere opções de cura alternativas . . . . . . . . . . 128

Estratégia no 12 Cuide-se . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . 130

Estratégia no 13 Providencie cafés da manhã balanceados . . . . . . . 132

Estratégia no 14 Dê opções de escolha à criança . . . . .. . . . . . . . . 134

Estratégia no 15 Elimine alimentos alergênicos e com muitos aditivos
da dieta de seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137

Estratégia no 16 Utilize música para concentrar e acalmar . . . . . . . . 139

Estratégia no 17 Ensine o seu filho a se monitorar . . . . . . . . . . . . . 140

Estratégia no 18 Use habilidades eficazes de comunicação . .. . . . . 142

Estratégia no 19 Faça um curso de treinamento para pais . . . . . . . . 145

Estratégia no 20 Cultive a criatividade de seu filho . . . . . . . . . . . . . . 147

Sumário IX

Estratégia no 21 Mantenha uma imagem positiva de seu filho . . . . . 149

Estratégia no 22 Providencie espaços apropriados para a aprendizagem . . 150

Estratégia no 23 Encoraje os interesses de seu filho . . . . . . . . . . . . . 152

Estratégia no 24 Estabeleça regras, rotinas e transições consistentes . . . . . 155

Estratégia no 25 Celebre as conquistas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 157

Estratégia no 26 Reserve um tempo para o seu filho brincar . . . . . . 159

Estratégia no 27 Seja um coach pessoal para o seu filho . . . . . . . . . 161

Estratégia no 28 Desenvolva a resiliência de seu filho . . . . . . . . . . .. 163

Estratégia no 29 Dê instruções de maneira marcante, que exija atenção . . 165

Estratégia no 30 Limite alimentos não saudáveis (junk food) . . .. . . 167

Estratégia no 31 Empodere seu filho com aprendizagem baseada
na valorização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168

Estratégia no 32 Apoie a total inclusão de seu filho nas salas de aula
regulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171

Estratégia no 33 Ensine ao seu filho como o cérebro dele funciona 1 73

Estratégia no 34 Elimine distrações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175

Estratégia no 35 Promova exercícios diários . . . . . . . . . . . . . . . . .177

Estratégia no 36 Fomente uma boa comunicação casa-escola. . . . 179

Estratégia no 37 Fortaleça a memória de trabalho de seu filho. . . . 182

Estratégia no 38 Limite as mídias de entretenimento . . . . . . . . . . . . 183

Estratégia no 39 Promova experiências de flow (fluxo) . . . . . . .. 185

Estratégia no 40 Use a aprendizagem on-line como recurso educacional . . 187

Estratégia no 41 Mostre ao seu filho como utilizar ferramentas
metacognitivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189

Estratégia no 42 Ensine habilidades de autorregulação emocional . . . . . . . 192

Estratégia no 43 Ensine meditação mindfulness ao seu filho . . . . . 194

Estratégia no 44 Deixe seu filho envolver-se em conversas espontâneas consigo mesmo (autofala) . . . . . . . . . . . . 196

Estratégia no 45 Promova recreação e atividade física em família . . . . . . . 197

Estratégia no 46 Compartilhe técnicas de manejo do estresse . .. 199

Estratégia no 47 Procure aplicativos para celulares que possam ajudar seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

Estratégia no 48 Estimule seu filho a ter um mentor . . . . . . . . . . . 204

Estratégia no 49 Descubra um esporte de que seu filho goste muito . . . . . 205

Estratégia no 50 Proporcione uma variedade de atividades de aprendizagem estimulantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207

Estratégia no 51 Ensine habilidades para definir objetivos . . . . . . . 210

Estratégia no 52 Forneça feedback sobre o seu comportamento
imediatamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213

Estratégia no 53 Trabalhe para promover o bom relacionamento
professor-criança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214

Estratégia no 54 Considere o treinamento neurofeedback . . . . . . . 216

Estratégia no 55 Use o toque para confortar e acalmar . . . . . . . . . . . 218

Estratégia no 56 Proporcione oportunidades para a aprendizagem
por meio do movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 220

Estratégia no 57 Reserve espaço para bastante bom humor e risadas . . . . 222

Estratégia no 58 Passem momentos positivos juntos . . . . . . .. . . . . 224

Estratégia no 59 Descubra as múltiplas inteligências de seu filho 227

Estratégia no 60 Ensine seu filho a desenvolver a mentalidade
de crescimento (growth mind-set) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 229

Estratégia no 61 Use consequências lógicas e naturais como uma
ferramenta de disciplina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231

Estratégia no 62 Proporcione acesso à luz natural em todo seu espectro . . 233

Estratégia no 63 Cozinhe alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 . . . . 235

Estratégia no 64 Considere a terapia familiar . . . . . . . . . . . . . . 237

Estratégia no 65 Realce cada dia com ao menos uma experiência nova . . 239

Estratégia no 66 Propicie modelos positivos de comportamento . 241

Estratégia no 67 Descubra e administre os quatro tipos de mau comportamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 243

Estratégia no 68 Crie em conjunto com seu filho um programa de
modificação de comportamento que proporcione um empoderamento interno . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 245

Estratégia no 69 Use aromas para acalmar e centrar . . . . . . . . . . . . 248

Estratégia no 70 Empregue a aprendizagem incidental . . . . . . . . . . 250

Estratégia no 71 Descarte influências negativas potenciais para o comportamento do seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 252

Estratégia no 72 Sugira estratégias de estudo eficazes . . . . . . . . . . 254

Estratégia no 73 Forneça ao seu filho tarefas reais da vida . . . . . 257

Estratégia no 74 Use a pausa de uma maneira positiva . . . . . . . . . 260

Estratégia no 75 Aprimore a autoestima do seu filho . . . . . . . . . 262

Estratégia no 76 Evite exposição a contaminadores ambientais . . 265

Estratégia no 77 Certifique-se de que seu filho desfrute de um período suficiente de sono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 267

Estratégia no 78 Incentive aspirações profissionais positivas . . . 270

Sumário XI

Estratégia no 79 Ensine seu filho a visualizar . . . . . . . . . . . . . . . .72

Estratégia no 80 Jogue xadrez ou Go (Weiqi, Baduk) com seu filho . . . . . 275

Estratégia no 81 Faça seu filho ensinar a uma criança mais nova . . 277

Estratégia no 82 Ajude seu filho a se tornar autoconsciente . . . . .. 279

Estratégia no 83 Utilize os melhores recursos de aprendizagem
informatizada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 281

Estratégia no 84 Deixe seu filho jogar videogames que envolvam
e ensinem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282

Estratégia no 85 Prepare-se para as emoções e arrepios da realidade
virtual e aumentada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 284

Estratégia no 86 Considere métodos alternativos de escolarização . . . . . . 286

Estratégia no 87 Faça seu filho aprender yoga . . . . . . . . . . . . . . . . 288

Estratégia no 88 Encontre um animal de que seu filho possa cuidar . . . . . 290

Estratégia no 89 Apoie o amadurecimento tardio de seu filho . . . . 292

Estratégia no 90 Considere a psicoterapia individual para seu filho . . . . . . 294

Estratégia no 91 Crie um contrato comportamental positivo com
seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296

Estratégia no 92 Envolva-se na construção de nichos positivos . . 299

Estratégia no 93 Ajude seu filho a desenvolver habilidades sociais . . . . . . . 301

Estratégia no 94 Faça um lobby para que a escola de seu filho tenha
um programa de educação física consistente . . . . . . . . . . 303

Estratégia no 95 Apoie os instintos de empreendedorismo de seu filho . . . 305

Estratégia no 96 Use cores para destacar as informações . . . . . . 307

Estratégia no 97 Faça seu filho criar um blog . . . . . . . . . . . . . 308

Estratégia no 98 Trabalhe para aprimorar a rede social de seu filho 310

Estratégia no 99 Encoraje projetos de estudo a serem realizados
em casa e na escola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 313

Estratégia no 100 Mostre ao seu filho soluções usadas para resolver
problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 316

Estratégia no 101 Ensine estratégias de organização ao seu filho. . . 319

Notas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323

Índice remissivo . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . 377

 

 

 
 
 

 

 

DETALHES DO PRODUTO

 

 
 
Autor(es):  Thomas Armstrong

Editora : Editora Manole; 1ª edição (13 setembro 2018)

Idioma : Português, Português

Capa comum : 400 páginas

ISBN-10 : 8520456103

ISBN-13 : 978-8520456101

Dimensões : 22.35 x 15.24 x 2.29 cm

 

 

 
 
 

 

 

 

 

Produtos relacionados

R$ 151,00
até 6x de R$ 25,16 sem juros
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Resta apenas 1 unidade
Pague com
  • proxy-pagarme-v4
Selos

CARLOS EDUARDO PIKUSSA COMERCIO DE LIVROS ME - CNPJ: 09.346.870/0001-91 © Todos os direitos reservados. 2024

Fale Conosco pelo WhatsApp